Feira11

Feira Agroecológica da UFRJ

A Feira Agroecológica da UFRJ ocorre toda quinta feira de 8h às 15h e se divide em três espaços:

– Entrada do CCS (Centro de Ciências da Saúde- entrada principal)
– Entrada do CT (Centro de Tecnologia, bloco A)
– Reitoria (Entrada do Prédio)


Esta feira representa a oportunidade de comprar um alimento saboroso, saudável, livre de agrotóxicos e diretamente da mão do agricultor.


Histórico da Feira Agroecológica da UFRJ

A história da Feira está ligada ao retorno, em 2008, dos restaurantes universitários – RU, depois de mais de 15 anos da ausência de alimentação institucional no campus da UFRJ. O episódio representou não só uma conquista dos estudantes na “luta” pela reabertura dos, apelidados por eles, “bandejões”, como também, por parte da universidade, a oportunidade de se pensar um fornecimento de refeição saudável numa perspectiva sustentável.

Técnicos administrativos do Restaurante Universitário – RU e da Agencia de Inovação, professores do Instituto de Nutrição e de Biologia e estudantes de graduação que compunham o Grupo Capim Limão, ao ouvirem as dificuldades sobre a organização dos agricultores familiares no RJ e com a oferta real do RU de 2500 refeições/dia reconheceram coletivamente a impossibilidade, em curto ou médio prazo, para a produção e transporte de toneladas de alimentos orgânicos para compor o cardápio diário do restaurante. Ao mesmo tempo ocorreu o reconhecimento do compromisso social da universidade pública em apoiar e contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar.

A Feira foi inaugurada em 29 de Abril de 2010 reunindo agricultores de 6 municípios do Rio de Janeiro – Magé, Guapimirim, Nova Iguaçu, Seropédica, Petrópolis e Tanguá – que todas quintas feiras, de 9:30h as 15h, passaram a comercializar seus alimentos sem agrotóxicos no Campus da Cidade Universitária da UFRJ. A administração da feira se dá através de gestão participativa envolvendo agricultores, técnicos administrativos, professores e estudantes que se encontram quinzenalmente para avaliarem e decidirem coletivamente a ações a serem adotadas.

A implantação da Feira no campus de uma universidade urbana trouxe não só a oportunidade para a comunidade universitária conhecer e adquirir alimentos da produção local, livres de insumos químicos, como o aumento da geração de renda para as famílias dos agricultores participantes. Além disso, a Feira evidenciou as problemáticas que envolvem a pequena produção agroecológica.

A Feira já faz parte do cotidiano do campus e tem como base acadêmica o Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social – LTDS/COPPE – e está administrativamente ligada a Divisão de Integração Universidade Comunidade DIUC/PR5. Tem se conformado como espaço de troca entre saberes científicos e populares e de produção acadêmica. Projetos de extensão das áreas de Nutrição, Biologia e Biofísica; trabalhos finais de disciplinas de graduação das áreas de Engenharia de Produção; Engenharia da Computação e Gestão de Projetos Solidários – SOLTEC, a dissertação de mestrado já finalizada e tese de doutorado em andamento do Instituto Alberto Luiz de Coimbra de Pós- Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE, revela o potencial desta iniciativa na produção, formação e extensão acadêmica.

O diálogo extra muros universitário tem acontecido com instituições não governamentais de relevante atuação no estado como a Articulação Agroecológica do Rio de Janeiro – AARJ, Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa – AS-PTA e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEARio. O estreitamento com o poder público tem se dado através da regional do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA e com as secretarias de agricultura dos Municípios envolvidos.

A Feira Agroecológica da UFRJ obteve dois prêmios no Congresso de Extensão da UFRJ e externamente foi contemplada com Moção de reconhecimento da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por trabalho prestado para a Segurança Alimentar e Nutricional do Município. No último dia 30/04 em evento científico internacional a Feira Agroecológica da UFRJ recebeu o título de melhor trabalho em vídeo apresentado no World Nutrition 2012 realizado no Rio de Janeiro.

Grupo Organizador da Feira Agroecológica da UFRJ

 

Saiba mais sobre a Feira Agroecológica da UFRJ em: http://feiraagroecologica.pr5.ufrj.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *